Zermatt - A jóia dos Alpes Suiços
- heloisatc
- 21 de ago. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 4 de dez. de 2022
Ta ai uma cidade que me impressionou, Zermatt, localizada ao Sul da Suiça, belíssima e toda charmosa com seus telhados branquinhos cobertos de neve, parecia aquelas cenas de filme..
Muito procurada por celebridades para se aventurar nos esportes de neve durante a alta temporada nos alpes suiços.
A cidade tem toda atenção à questão ambiental e por lá circulam apenas veículos elétricos, já reserve seu transfer com o seu hotel para não ter perrengue hein.

Como chegar até Zermatt?
Saímos de Lucerna com destino aos Alpes, estava ansiosa por esse capítulo, eram tantas coisas listadas para fazer por lá, mas literalmente a viagem já começou pelo trajeto.
Como já mencionei anteriormente, a Suíça é encantadora com suas paisagens e o caminho para Zermatt era especialmente lindo, foram 3 trens até lá, e a emoção da troca de trens com intervalo de 4 min entre eles e com malas para carregar, podem imaginar o perrengue né, mas no final sempre dava certo, rs. Por isso é importante planejar os destinos e a quantidade de malas que você pretende levar.
O último trem tinha como destino a estação de Zermatt, e já percebíamos durante o trajeto que estávamos perto, o trem diminuiu o ritmo, as paisagens mudando de cor, começamos a subir, ao mesmo tempo algumas das paisagens eram tão lindas e até um pouco perigosas, mas a chegada foi sensacional e o frio que já era de costume, se intensificou.
Esse trajeto também é possível fazer com o trem panorâmico, (Glacier Express) anota ai pra incluir no roteiro, mas sendo bem sincera, qualquer trem por lá já é panorâmico.
Bom, chegamos na estação e como esquecemos de solicitar o transfer para o hotel, seguimos empurrando as malas pela rua com destino ao nosso hotel, ainda bem que era pertinho da estação.
O hotel era lindo, com Spa e nosso quarto tinha vista para o Matterhorn, magnífico seria se o dia não estivesse nublado, como vocês podem ver pela foto.
Já anota essa dica, a maioria dos hotéis oferecem o transfer nos seus carrinhos elétricos, já confere se o seu forne tb antes de chegar em Zermatt.
Mas e aí o que fazer em Zermatt?
A cidade é cheia de bons restaurantes, lounges luxuosos como o Grand Hotel Zermatterhof, localizado no coração dessa cidadezinha, escolas de esqui, lojas, e claro, suas pistas de esqui, lá você pode encontrar pistas iniciantes até pistas para quem pratica a muito tempo.

A cidade conta com várias atrações e vamos começar com a cerejinha do bolo
Matterhorn
Não dá pra falar em Zermatt, sem mencionar o imponente Matterhorn, uma montanha piramidal nos seus 4.478 mts de altitude, ele é famosa inspiração do chocolate Toblerone para a sua logomarca.
Museu Matterhorn
Onde você pode conferir toda a história da lendária escalada de 1895, que vitimou os alpinistas, até um pedaço da corda está por lá. Eu particularmente adorei, adoro conhecer a história dos lugares.
Montanha Gornergrat, (The Matterhorn railway)
Na minha opinião, passeio imperdível e precisa estar na lista. Você vai pegar um trem de cremalheira (mais um, já vimos outros aqui pelos posts), que começará a subir a montanha com destino final o hotel e observatório Gornergrat que fica a 3.100 mts, Por lá poderá apreciar a vista do imponente Matterhorn, assim como várias outras montanhas.
A rota tem algumas outras paradas, você pode subir e descer no trem, a penultima parada subindo é o Toblerone Photopoint, as fotos ficam ótimas..
Dica: aproveite pra tirar muitas fotos, melhor ângulo da montanha.
Glacier Paradise
Mais uma atração com bondinhos, pistas de ski e vistas incríveis.

Vila histórica
Passear pelas ruas da cidade ate chegar na vila histórica, depois caminhar e sentar em um bom restaurante dos muitos por lá e experimentar a famosa Batata Rosti e a deliciosa raclette.
E há também para queles que querem gastar um pouco mais e fazer um belíssimo vôo panorâmico de helicóptero para ver o Matterhorn de cima (o que deve ser espetacular)

Ah! Sobre hotel, ficamos no Le Mirabeau - Hotel & Spa

Valores:
Montanha Gornengratt: CHF 126, lembrando que pra tem o STP, paga meia..
Glacier Paradise CHF 109
Valor médio dos pratos: CHF 25
Bom, me conta o que achou e se Zermatt está no seu roteiro quando for à Suiça?
Adorei o post!! Zermatt é um conto de fadas, e você descreveu muito bem!!