top of page

Grindelwald - Base do Topo da Europa

Foto do escritor: heloisatcheloisatc

Atualizado: 6 de abr. de 2024

Mais uma das muitas cidades encantadoras da Suíça! Grindelwald tem muito charme, aquelas cidadezinhas que dá vontade de passar muito tempo sabe? Sem contar as inúmeras possibilidades se hospedando por lá.


Bom, mas vamos do começo, continuando nossa viagem pelos Alpes, saímos então de Zermatt, como vocês já devem ter lido no post anterior e dessa vez o destino era #Grindelwald, mais uma cidade encantadora nos Alpes. Muitas pessoas utilizam como base para acesso a região de Jungfrau, no inverno as possibilidades para esqui são inúmeras e no verão, muitas caminhadas, turismo de aventura, esportes, enfim, perfeita para o ano todo.




Chegamos novamente de trem, o caminho como sempre era lindo, passamos por muitos lagos e pela famosa Interlaken, que significa, - entre lagos, muitas pessoas optam por se hospedar em Interlaken também.


Nossa estação destino nesse trem era Interlaken Ost, pois dali pegaríamos outro trem com destino a Grindelwald, mas como sempre tem uma aventura nesses trens, chegando lá, para pegar o trem você precisa prestar atenção em qual letra é a do seu trem, isso mesmo, porque é o mesmo trem, a diferença fica em qual letra estão os vagões, pois ele se solta na partida e um segue para Lauterbrunnen, e o outro para Grindelwald. Enfim, conseguimos entrar e deu certo na ida.


Bom, chegamos então na estação, bem típica de cidade pequena, dessa vez já tínhamos combinado o transfer com o hotel, ficamos hospedados no hotel Spinne, simplesmente amamos o restaurante e spa do hotel, o quarto confesso que o nosso era bem apertado, mas a vista para a montanha Eiger era linda, o hotel oferece outros tipos de quartos bem aconchegantes, vou deixar o link do hotel aqui no final pra vocês.


Devidamente instalados nesse dia, resolvemos sair e caminhar ao redor hotel, a cidade não é muito grande, então conseguimos ir até a entrada do Grindelwald First e depois voltar sentido a estação onde tem um mirante para admirar a montanha Eiger nos seus 3967 mts de altitude. Continuamos passeando, vendo as lojinhas, cafés, decidimos então como ainda era cedo, pegar o trem sentido a Lauterbrunnen, já falamos aqui, acesso ilimitado no dia pois estávamos usando o Swiss Travel Pass.




Lauterbrunnen fica no vale das 72 cachoeiras, tem a impressionante e muita famosa Staubbachfall, por suas fotos na internet, aquele ponto instagramável, com uma queda de 297m. Para chegar é super fácil pois ela fica na rua principal, como a maioria das coisas em Lauterbrunnen.


Passeamos um pouco, tiramos mais algumas fotos, paramos em um café muito charmoso na avenida principal para relaxar e contemplar a vista. Foi uma passagem bem rápida, mas que valeu super a pena, é uma ótima opção caso não tenha muito tempo.


Bom, nos dirigimos a estação, a ideia era pegar o trem, mas lembra que comentei acima que precisa prestar atenção na letra da plataforma, pois bem, fomos parar em Interlaken Ost, sorte que ainda era cedo, chegando lá pegamos o trem de volta a Grindelwald .






Escolhemos relaxar um pouco no spa até o horário do jantar, adivinhem, o spa era maravilhoso, a piscina externa com vista para as montanhas, simplesmente perfeito.

Dica: muitos hotéis na Suíça têm spa, em Zermatt também tinha, mas não deu tempo de apreciar como no de agora. Sério, só de lembrar, me dá vontade de voltar, então não esqueçam de levar trajes de banho.




Segundo dia, tomamos aquele belo café da manhã no nosso hotel e decidimos subir ao Topo da Europa – Jungfraujoch, pena que nesse dia amanheceu super coberto o céu, infelizmente uma tempestade de areia do deserto atingiu a Europa, isso mesmo. Mesmo assim, como tínhamos pouco tempo, optamos por fazer opasseio.


Descemos até a estação para comprar o bilhete, lembrando que quem tem o STP tem 25% de desconto para a compra do ingresso, que vale super a pena, dado o valor do Franco Suíço ne. Ah! Lembre-se de comprar o ingresso de ida e volta, como tem estação de esqui lá em cima, muitos esquiadores compram a ida e descem esquiando.


Bom, tem alguns jeitos de chegar lá em cima, você pode pegar o trem e subir até Kleine Scheidegg, último ponto de acesso ao Jungfraujoch, e depois o outro trem rumo ao topo ou a opção de utilizar o Eiger Express, um teleférico enorme e super moderno que foi construído recentemente, as gôndolas comportam mais os menos 20 pessoas e a vista é de tirar o fôlego. Nesse caso é só pegar o trem até o Grindelwald Terminal, apenas uma estação e seguir as placas em direção as gôndolas.



Optamos por subir com o Eiger Express e voltar de trem, foi uma ótima escolha, a vista é realmente impressionante, acredito que se vocês forem em um dia ensolarado vai ser ainda mais lindo. Na ida com o Eiger você sobe até a parada Eigerglestcher, e depois é só pegar o trem rumo ao topo, esse trem sobe por dentro da montanha, faz uma parda rápida em Eismeer, que fica a uma altitude de 3160 mts, sendo a estação ferroviária mais alta da Europa, demais né ?



Depois dessa paradinha, o trem continua até a parada de Jungfraujoch – Top of Europe, fica a 3471 mts de altitude, sendo o ponto mais alto da Europa. Abaixo segue um vídeo da rota do trem por dentro das montanhas.


Fonte: https://www.jungfrau.ch/de-ch/jungfraujoch-top-of-europe/




Por lá tem várias atrações, restaurantes, a loja da Lindt mais alta da Europa, esculturas de gelo, e claro, muita história de toda essa construção fantástica, um detalhe incrível é que uma vez por semana um funcionário da ferrovia Jungfraujoch faz a inspeção a pé dos 12 km de trilhos, dá para imaginar?


Vista lateral Jungfrau
Fonte: https://www.jungfrau.ch/de-ch/jungfraujoch-top-of-europe/


Depois de explorar o dia todo a montanha, descemos de trem até Eigerglestcher, paramos para fotos na área externa, ficamos um tempo observando os snowboaders e esquiadores descendo a montanha. Depois de um tempo por ali, resolvemos descer de trem, fomos até Kleine, paramos para tomar um chocolate quente por lá e observar mais um pouco as montanhas, depois descemos de trem até Grindelwald.


Após o merecido descanso, tentamos jantar na cidade, mas os restaurantes estavam lotados, então resolvemos voltar e jantar no restaurante do nosso hotel. Praticamente jantamos todas as noites nele.


Bom, depois desse dia incrível de montanha, nada melhor do que ? Mais um dia de montanha, rs, mas dessa vez fomos explorar a Grindelwald First fica a 2168 mts de altitude, mais vistas incríveis, mais um teleférico, mais neve, mais um dia incrível na Suiça.


A Montanha First é famosa por ter a passarela First Cliffwalk, confesso que não consegui atravessá-la inteira, fui até a metade só, mas pra quem tem coragem rende fotos lindas. É uma passarela feita de metal colado ao penhasco, entendeu o porquê não consegui atravessar? Rs Tem também um mirante com o Eiger ao fundo, lugar obrigatório para foto, se você atravessar a passarela inteira, já vai sair no mirante.




Imagem da passarela First Cliffwalk
Fonte: https://grindelwald.swiss/en/


Tem também algumas trilhas, mas recomendadas para o verão, a First tem diversas atrações para o verão, como a tirolesa, descer de carrinho ou bike, vou deixar algumas fotos pra vcs, enfim, é um lugar muito legal tanto no inverno como no verão. Ah! A entrada do First custa 65 CHF, mas quem tem o STP tem desconto também.



E claro, não podíamos deixar de tentar esquiar né, já que estávamos nos Alpes. Reservamos duas horas de aula na escola Swiss Ski School, no valor do aluguel já estava todo equipamento (prancha e a bota) e roupa, no meu caso peguei só a calça pois a jaqueta eu havia comprado lá um Zurique.




Seguimos de ônibus para a Bodmi Arena, local destinado para as aulas e com um pouquinho de adrenalina também, optamos por tentar fazer aulas de snowboard, olha foi divertidíssimo, mas cansa demais..


As aulas particulares mais equipamento custaram 240 CHF por 3 horas de aula.

Ah! Caso você não tenha o STP, os hotéis costumam dar um cartão para os turistas se locomoveram pela cidade.



E aí, o que achou dessa cidade charmosa dos Alpes? Comenta aqui o que achou e vai estar no seu roteiro quando for à Suíça?



Hospedagem:




Vou deixar aqui também um link para outras opções de hospedagem na cidade








92 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page